top of page
logos_site_2.png

Intervenção na Manifestação dos Moradores com problemas com a DOMUS SOCIAL

 Os moradores com problemas com a DOMUS SOCIAL estiveram reunidos no dia 16 de Setembro para falar dos seus problemas e das reivindicações que têm para aceder a uma habitação pública! Esta foi a intervenção que fizeram na manifestação CASAS PARA VIVER de dia 30 de Setembro.

 

  Chamo-me Luís Alves, sou aposentado da Câmara Municipal do Porto e já me inscrevi 5 vezes para ter casa da câmara, mas os meus pedidos foram sempre negados.

  Hoje estou aqui em representação dos moradores que têm problemas com a Domus Social. Problemas que nos impedem de aceder a casas dignas para viver.

  É praticamente impossível cumprir os critérios para aceder à lista de espera.

  Precisamos de viver na cidade à 4 anos mas ao mesmo tempo somos obrigados a sair daqui para locais onde podemos pagar a renda.

  Obrigam-nos a ter uma pontuação mínima para estar na lista. Vejam bem, famílias com menos do que um salário mínimo podem não conseguir esta pontuação!

  Temos também pessoas que vão tomar conta dos pais, deixam as suas casas e os seus trabalhos, pedem à Domus para ficarem no agregado e a Domus nega os pedidos!

  Quando os familiares morrem a Domus não tem consideração e despeja estas pessoas.

  Quando vamos à Domus somos atendidos como se fossemos invisíveis! Não querem saber dos nossos problemas e não nos explicam porque não nos podemos candidatar ou juntar aos agregados!

  O regulamento só serve quando lhes convém!

  O tempo de espera para conseguir a casa é em média de 3 ou 4 anos! Estamos em situações de emergência não podemos esperar tanto, e se sairmos da cidade perdemos o acesso à candidatura.

  E claro! Todos nós vemos que existem muitas casas das câmaras e do Estado que estão vazias e que não servem às pessoas com problemas de habitação.

  E as que são reabilitadas vão para a renda acessível que aqui no Porto ronda os 500 euros por um T1! Não nos servem estes programas!

  O tribunal constitucional já veio dizer que estes critérios que nos excluem de poder aceder a uma casa com uma renda que podemos pagar são ilegais! E o que faz a câmara? Nada!

  Por isto tudo estamo-nos a organizar para lutar!

  Exigimos que o regulamento seja revisto! Que todos os critérios ilegais sejam retirados e que as situações mais graves sejam priorizadas, pessoas que viram as suas casas inundadas, que sofreram com incêndios e pessoas que são despejadas das casas onde sempre viveram!

  Exigimos poder aceder à lista porque a habitação social deve ser para todos!

  Também exigimos que o tempo de atribuição das casas seja menor! Famílias em situações graves como as que temos ouvido nas nossas reuniões não podem esperar anos para ter uma casa digna!

  E claro, para esta atribuição ser rápida precisam de haver mais casas! E por isso exigimos que se aumente o investimento em habitação social, veio tanto dinheiro de fora e nenhum serviu para resolver os nossos problemas.

  E por fim exigimos que as casas das câmaras e do Estado sejam exclusivamente para a renda apoiada! E que as que estão vazias sejam reabilitadas e entregues a quem mais precisa.

  Convidamos todos os que querem ter uma habitação social, neste ou noutros municípios a juntarem-se a nós para fazer cumprir este direito!

  Obrigado!

JUNTA-TE À LUTA DOS MORADORES!

logos_site_2.png
bottom of page