top of page
logos_site_2.png

Edifícios e Terrenos Devolutos 

     Existem em Portugal 735 mil casas vazias. O levantamento do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) identificou 26 mil famílias com carência habitacional. 

 

     Acreditamos que os edifícios, casas, apartamentos e terrenos têm de cumprir a sua função social, ou seja: todos os devolutos que tenham características para serem usados como habitação ou reabilitados para este fim, devem servir para fazer cumprir o direito fundamental à habitação. Podes ler mais sobre isto aqui.

 

     Descobre em baixo os devolutos que já identificámos e a área útil que estes edifícios e terrenos poderiam disponibilizar para habitação pública! Podes fazer zoom no mapa e passar o rato pelos pontos para saber mais sobre cada um dos devolutos.

1

9

6

0

5

4

M

2

Número de fogos*:

T1

T2

T3

T4

1734

1116

215

56

*Método para o cálculo da área e número de fogos:

 

Em relação à área: 

- Para as edifícios construídos multiplicámos a área de implantação pelo número de pisos que possam servir como habitação;

- Para os terrenos medimos a área e consideramos que apenas metade seria ocupado com construção, depois multiplicamos esse valor pelo número de pisos dos edifícios envolventes.

 

Em relação ao número de fogos:

- Calculámos a proporção das tipologias dos pedidos de habitação social e usamos estes valores como referência;

- As áreas dos fogos que utilizamos para contabilizar é a dos regulamentos em vigor. 52 metros quadrados para um T1, 72 metros quadrados para um T2, 91 metros quadrados para um T3 e 105 metros quadrados para um T4.

Ajuda-nos a identificar mais devolutos!

     Para conseguirmos ter uma melhor imagem do potencial desta proposta precisamos de identificar os edifícios e terrenos devolutos na cidade e para isso precisamos da tua ajuda! 

Se sabes de algum caso ou costumas passar por edifícios ou terrenos devolutos nos teus percursos, aponta a morada, tira uma fotografia e envia-nos; podes enviar para o Facebook, Instagram ou para habitacaohoje@gmail.com.

 

Como identificar um devoluto:

 

     Às vezes é difícil de identificar se um edifício está mesmo devoluto ou não. Deixamos algumas pistas que podem ajudar na sua identificação:

 

  • Vidros partidos;

  • Degradação geral da fachada e das janelas;

  • Correio acumulado;

  • Cadeado na porta;

  • Vãos entaipados;

  • Desocupação prolongada.

 

     Se tens conhecimento de que algum dos edifícios identificados não está devoluto escreve-nos.

logos_site_2.png
bottom of page